segunda-feira, 10 de maio de 2010

Monte Verde - MG - O badalado destino de inverno do Brasil


                                                             Monte Verde - MG
Monte Verde é distrito da cidade de Camanducaia e fica ao sul de Minas Gerais, no alto da Serra da Mantiqueira, a 170 km de São Paulo.

O distrito é conhecido pelo seu clima frio e temperaturas abaixo da média da região. Isso dá-se pelo fato de estar localizada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira. Em certas épocas como maio, junho e julho, a temperatura em Monte Verde pode estar até 4 graus célsius mais fria do que em regiões próximas apenas alguns quilômetros.O recorde da minima absoluta e de -14°C.

 Os pioneiros de Monte Verde são Verner Grinberg (falecido em 13/08/2006 aos seus 96 anos de idade) e sua esposa (também falecida) dona Emília.



O sobrenome da família deu o nome ao lugar: “grin”, verde, e “berg”, monte.
Em 1.938,o casal  ali adquire terras e inicia a formação de uma fazenda.

Com o passar do tempo, muitos de seus amigos e conhecidos começaram a sentir atração pelo lugar.

E aos amigos e parentes, geralmente europeus e adeptos de sua religião, a batista, cedia terreno para que construíssem casas e viessem morar na fazenda.


Hoje o famoso distrito de Monte Verde.

                                                              Portal de Monte Verde
                                                         Centro Comercial  de Monte Verde


Baixas temperaturas, clima romântico e aconchegante, ares alpinos, natureza excepcional, infra-estrutura hoteleira com mais de 150 opções são características que fazem de Monte Verde o destino certo para casais, muitos em lua-de-mel, e famílias.

                                                                        Estalagem Spiller
Chalé da Estalagem
As mais variadas opções de bares e restaurantes encantam tanto pela variedade da comida mineira como pela sofisticação encontrada no fondue, raclette, apfelstrudel e nos vinhos. A gastronomia e a requintada arquitetura local estabelecem um elo ao cotidiano europeu.

  Restaurante Trás os Montes


Com tantas alternativas, Monte Verde ganhou em 2008 o título de melhor destino de inverno do Brasil e, em 2009, o título de cidade mais romântica na votação promovida pelo site Viajeaqui e revista Quatro Rodas, da Editora Abril.

Além de ser uma estância turística de lazer, visitar Monte Verde é estar em convívio íntimo com a natureza.

Monte Verde possui ainda o aeroporto mais alto do Brasil, situado a 1560 metros de altitude.Junto ao aeroporto, o mirante proporciona uma ótima vista panorâmica de toda a vila. Daqui podem ser vistos também todos os picos mais altos da região.
                                                                          Mirante



 Entre os passeios mais concorridos de Monte Verde estão as caminhadas até as montanhas.




Mirante



De todas as caminhadas pelas montanhas, o Mirante é o ponto mais baixo e também o mais rápido de se alcançar. É uma grande rocha plana, situada na encosta da montanha, de onde se tem uma visão geral de toda Monte Verde. [Atenção: a trilha para o Mirante está fechada por falta de uso, e não é recomendada no momento.]

Platô



Próximo à pedra do Chapéu do Bispo e ponto estratégico para se chegar ao Pico do Selado, o Platô fica a poucos minutos de caminhada do Mirante. Dessa extensa laje de granito descortina-se um bonito visual, dominado ao fundo pela presença imponente do Selado, a mais alta montanha da região e o maior desafio para os andarilhos.

                                                                                 Platô

Chapéu do Bispo



A apenas 15 minutos do Platô, a pedra do Chapéu do Bispo (2030 metros de altitude) é bastante visitada pelos turistas nos finais de semana. Os mais ousados podem subir no seu topo, com a ajuda de ferros fincados na rocha, ou mesmo fazer um rapel.
                                                                     Chapéu do Bispo

Pedra Redonda

De todos os passeios pelas montanhas, a Pedra Redonda é, talvez, a que proporciona a vista mais bonita de Monte Verde (embora esteja a apenas 1990 metros de altitude, enquanto que os outros picos situam-se a mais de 2000). Atingir o seu cume exige um pouquinho mais de esforço: apesar da trilha ser curta, a subida tem trechos bastante íngremes, mas o trabalho compensa quando se chega lá em cima. Aí é só sentar, relaxar e ficar curtindo o visual.

                                                     Vista da Pedra Redonda em dia nublado

                                                           Vista panorâmica da Pedra Redonda
 
Pedra Partida
 
A partir da mesma trilha que leva à Pedra Redonda, pode-se chegar também à Pedra Partida. Essa caminhada nos leva a 2050 metros de altura, em um trajeto mais longo, porém mais tranqüilo e sem subidas abruptas. O visual lá do alto é semelhante ao que se tem na Pedra Redonda: avista-se toda a vila de Monte Verde e, ao longe, a Pedra do Baú (em S. Bento do Sapucaí) e a região de Campos do Jordão.
 

                                                                      Pedra Partida

Pico Selado

Pico Selado é o maior desafio para quem gosta de caminhar por trilhas. Deve-se iniciar pela pela Av. das Montanhas de automóvel, em seguida fazer  escalada a pé até o Chapéu do Bispo, depois Platô e mais duas horas e trinta minutos  se estará no ponto mais alto de Monte Verde com 2.080 metros de altitude Ponto mais elevado Tempo de caminhada 2:35h Ótima vista.
                                                             Pico Selado 

Passeios a cavalo, trilhas, patinação no gelo, vôo panorâmico, esportes radicais, arborismo, escalada, rappel, bóia-cross, mountain bike, trilhas de jipes, motos e quadriciclos são boas opções de lazer oferecidos aos visaitantes.

Por essa diversidade de atrativos com características próprias, Monte Verde torna-se um pólo turístico, atraindo milhares de pessoas todos os anos.




Fontes:
http://wikipedia.org/; http://www.monteverdemg.com.br/http://www.guiamonteverde.com.br/;
http://www.panoramio.com/photos; http://www.flickr.com/; http://upload.wikimedia.org/













http://conhecendomelhorobrasil.blogspot.com

Um comentário:

  1. Belíssimo.
    E para conhecerem minha cidade também do sul de Minas, Brazópolis, é só clicar aqui: http://fotosdebrazopolis.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog