SÃO LOURENÇO DO SUL - RS
São Lourenço do Sul é uma linda cidade do Rio Grande do Sul, de colonização alemã, localizada na chamada costa doce - em razão das lagoas de água doce da região - contando com as águas do rio Camaquã e da famosa Lagoa dos Patos.
O município é rico em flora e fauna, preservando matas nativas, campos, rios e arroios.
Vista aérea de São Lourenço do Sul
Atualmente a multicultura formada por elementos da imigração alemã-pomerana, afro, portuguesa e italiana predominam na região.
Com uma economia forte na agricultura e na pesca mas também com enorme tendência turística dada a sua beleza natural que atrai milhares de turistas de todo o Brasil.
Com boa infra-estrutura receptiva, a cidade oferece uma grande gama de hotéis, pousadas, cabanas e campings especializados em dar conforto e bem estar aos veranistas, além do Yatch Club que oferece apoio a associados de clubes náuticos.
O artesanato com enfoque na identidade de produção dos primeiros colonizadores, o artesanato do Caminho Pomerano, também é motivo de atração na cidade.
Possui uma área de 2.036,13 km² e sua população estimada era de 43.388 habitantes conforme dados do IBGE de 2009..
Praias
As praias de São Lourenço do Sul beiram a Lagoa dos Patos sendo portanto de água doce. Os seus cinco quilômetros de orla com ondas cristalinas e rasas à sombra de plátanos, figueiras e coqueiros fornecem a quem as visita uma forte sensação de se estar num paraíso.
Um lugar perfeito para práticas desportivas, laser e diversão.
As principais praias urbanas são a praia das Ondinas ou praia das Mães, a praia da Barrinha, e a praia das Nereidas ou praia das Crianças.
Praia das Ondinas
Praia das Nereidas
Praia da Barrinha
Um pouco de história:
Quem for a São Lourenço do Sul não pode deixar de visitar a fazenda do Sobrado.
Símbolo cultural da cidade, a Fazenda do Sobrado pertenceu à Donana, irmã de Bento Gonçalves, e até os dias de hoje conserva os vestígios da época em que lá viveram.
Fazenda do Sobrado
As margens da Laguna dos Patos e do rio São lourenço viveu Ana Joaquina, também irmã de Bento Gonçalves, e em sua casa que serviu de quartel general, Bento e Garibaldi, respectivamente, líder e ativista da revolução, construiam e consertavam suas embarcações nos numerosos estaleiros as margens do rio.
Rio São Lourenço
Em janeiro, época de maior trânsito de turistas na cidade, organizam-se passeios pela Costa Doce, como a Cavalgada Cultural e pelo Caminho das Farroupilhas, para visitação dos principais pontos da Revolução Farroupilha.
A chegada dos alemães-pomeranos pelo Rio São Lourenço, em 18 de janeiro de 1858, é celebrada pela comunidade com uma grande encenação que atrai atenção de todo o Estado.
O clima
Com um clima temperado, apresenta verões quentes e úmidos e invernos bastante frios, especialmente quando sopra o Minuano.
Como chegar:
Os acessos ao município podem ser feito pela BR-116 e pela RS-265.
Distâncias: Pelotas: 63 km, Florianópolis: 671 km, Porto Alegre: 214 km
Vale a pena conferir.
Por Marli Fernandes
Referências :
http://www.turismo.rs.gov.br
www.wikipedia.org/
www.saolourencodosul.rs.gov.br/
Imagens:
http://imagensgifsoutros12.spaces.live.com/
http://www.panoramio.com
http://www.baixaki.com.br
http://photobucket.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagem do formulário de comentário:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.