Se preferir, troque a cor do blog

Troque a cor do blog

...Este blog...

...Este blog... Destinado às pessoas estrangeiras que não sabem que o Brasil não é só carnaval, futebol, favelas e índios, e aos brasileiros que não tiveram oportunidade de conhecer melhor o nosso país. Brasil: Muito mais que carnaval , futebol, favelas e índios.

Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Rio Branco - Capital do Estado do Acre

         O estado do Acre está em amarelo no mapa abaixo

Soube que quase a metade da população do Acre vive na capital, Rio Branco. Foi quando a curiosidade me levou a pesquisar o que essa cidade tem de bom a oferecer, tanto para os seus habitantes quanto para os visitantes.

Encontrei muitas informações interessantes e muitas imagens belíssimas. Fiz uma triagem e resolvi postar para compartilhar com pessoas que gostam se conhecer melhor esse nosso imenso país.


Localização:
Rio Branco é um município brasileiro, capital do estado do Acre. Localizado no Vale do Acre, na região Norte do Brasil, é o mais populoso município do Estado, com 305.954 habitantes, segundo estimativa de 2009.

Situa-se em ambas as margens do Rio Acre,  é composto por cerca de 110 bairros e também é o centro administrativo, econômico e cultural da região.

Foto mostrando um dos lados da cidade
Prefeitura
Canal da Maternidade
Fotos da  cidade a noite
Ruas da cidade

Origem do nome:
A capital ganhou este nome em homenagem ao diplomata Barão do Rio Branco, que junto com Assis Brasil e José Plácido de Castro, teve papel de destaque na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia, tratado que garantiu para o Brasil a posse das terras do território do Acre e o direito à exploração da borracha na região.

Clima:
O período compreendido entre os meses de dezembro e março corresponde à época mais quente do ano com máximas de 38°C.

Geralmente entre maio e agosto o município sofre o fenômeno da friagem, registrando temperaturas muito baixas (em torno de 15°C) para os padrões regionais.

Comunicação:
Atualmente os rio-branquenses estão estruturados em relação a comunicação, sendo seus principais meios a internet, os jornais, as rádios, a televisão, e as telefonias fixas e móveis.

Transporte público:
O sistema de transporte público tem melhorado nos últimos anos, principalmente devido à construção do Terminal Urbano de Ônibus da cidade próximo ao centro. Algumas ruas da cidade têm um corredor preferencial para o transporte público. Os táxis também são muito utilizados pela população. Já o transporte para o Aeroporto é complicado já que os taxis cobram R$80,00 pela corrida. E os ônibus ainda são demorados.


Aeroporto:
O Aeroporto Internacional de Rio Branco que fica no quilômetro 18 da BR-364 na zona rural do município. O local foi construído em 1999, já que o aeroporto da época, o Aeroporto Internacional Presidente Médici, estava instalado numa área pertencente a um particular que, na justiça, conseguiu a reintegração de posse.


Atende à aviação doméstica, internacional, geral e militar, com operação de companhias aéreas regulares e táxis aéreos. O terminal está preparado para receber 320 mil passageiros por ano e realiza cerca de 14 operações diárias.

Atrações turísticas

  • Palácio Rio Branco
Fonte luminosa e o Palácio Rio Branco ao fundo. Este é a sede do governo do estado brasileiro do Acre. Está localizado na cidade de Rio Branco. Foi construído em 1930, em estilo neoclássico. Rio Branco (AC). Foto: Luis Olarte
É um dos mais famosos palácios de Rio Branco, construído em 1930 para abrigar a sede do governo do estado. Em 1999, iniciou-se um processo de restauração do imóvel, respeitando suas características históricas e seu inegável valor político, arquitetônico e cultural.

  • Gameleira

Árvore histórica. Fica na "curva" do rio Acre, onde a cidade nasceu. Em dezembro de 1882, à sombra de uma árvore acampou o corajoso desbravador Neutel Maia. Hoje, mais de um século depois, a gameleira é uma frondosa árvore com mais de 2,5m de diâmetro no tronco, com 20m de altura e, com o sol a pique, sua sombra tem por volta de 30 metros de diâmetro.

  • Catedral de Nossa Senhora de Nazaré

Inaugurada em 1959, é uma construção em estilo romano - basilical. No seu interior, possui três naves separadas com 36 vitrais coloridos na parte superior e 11 na inferior, doados por famílias acreanas. A parte exterior é formada por frontões, cruz e adro.

  • Praça Plácido de Castro
Conhecida também por Praça da Revolução, localiza-se no centro da cidade, em frente ao quartel da Polícia Militar do Estado do Acre. Passou por uma reconstrução recente, sendo a mais arborizada da cidade. Atualmente a praça é frequentada por estudantes e pela juventude de Rio Branco.

  • Memorial dos Autonomistas
Possui um museu sobre a aquisição do Acre pelo Brasil, exposições de quadros de pintores regionais, um café e um teatro. O Memorial disponibiliza ao público um grande acervo de fotos históricas do estado.

  • Passarela Joaquim Macedo
Passarela de pedestres que liga os dois distritos da cidade. Cortada pelo rio Acre, foi construída com a mais moderna tecnologia existente na área de engenharia civil.
  • Museu da Borracha

O acervo do museu reúne peças de Arqueologia, Paleontologia, História, coleção de manuscritos e documentos referentes à História do Acre.

  • Mercado Velho

Localizado à margem esquerda do rio Acre, foi construído na década de 1920, sendo uma das principais construções em alvenaria da época. Passou por uma obra de revitalização, que resgatou a importância do espaço.

  • Parque da Maternidade


Inaugurado em 28 de setembro de 2002, é a obra de maior expressão na cidade de Rio Branco. Com uma extensão de 6.000m, corta grande parte da cidade. Possui quadras de esportes, quiosques, restaurantes, ciclovia e pistas de skate. Um lugar destinado à prática de esportes.

Educação:
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Peregrino Carneiro Dantas, no bairro Tucumã, obteve uma das melhores notas do país na Prova Brasil em língua portuguesa, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, do Ministério da Educação, em novembro de 2005.

O município conta com os seguintes estabelecimentos de ensino superior:

• Universidade Federal do Acre (UFAC)

• União Educacional do Norte (UNINORTE)

• Instituto de Ensino Superior do Acre (IESACRE)

• Faculdade da Amazônia Ocidental (FIRB/FAAO)

• Faculdade Sinal

• Faculdade Meta (FAMETA)

• Faculdade Euclides da Cunha

• Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Cultura:
Devido à sua ocupação territorial ter sido feita por colonos nordestinos (refugiados da seca do Nordeste), entre o final do século XIX e o início do século XX, a cultura da região, assim como a gastronomia regional, sofreram fortes influências.

Sendo assim a cultura da cidade tem um forte toque nordestino.

Eventos tradicionais:

  • Boca de Mulher
Espetáculo de mulheres acreanas que apresentam músicas e performances sobre o universo feminino. Realizado anualmente próximo ao dia da mulher, 8 de março, o Boca de Mulher é organizado por várias entidades.

  • ExpoAcre
Feira de indústria e comércio do Acre, promovida pelo governo do estado. Com exposição agropecuária, oferece apresentação de shows artísticos e elementos da cultura local.

  • Festival de Arte da Praia do Amapá
Lazer e apresentações com artistas locais e convidados.

  • Flora
Feira de produtos da floresta do Acre, promovida pela prefeitura de Rio Branco, Secretaria de Indústria e Comércio.

  • Festival Varadouro
Festival de cultura independente, com shows de música, peças de teatro e debates jornalísticos, que reúne diversos artistas da cena independente do Brasil. O Festival já é considerado o maior da cena independente da Região Norte, e faz parte do Circuito Fora do Eixo de Música Independente e da Associação Brasileira de Festivais Independentes, com patrocínio do Governo do Estado e iniciativa privada.

  • FETAC (Festival de Teatro do Acre)
Trás para o Acre peças da região norte, além de expor peças genuinamentes acreanas.


Rio-branquenses ilustres:

• Adib Domigos Jatene - Médico (cirurgião torácico), professor universitário e cientista brasileiro;


• Enéas Carneiro - Político. Formado em Medicina e especialista em Cardiologia;


• Glória Perez - Novelista;


• João Donato - Músico. Foi um dos responsáveis pelo surgimento da Bossa Nova;


• José Vasconcelos - Humorista, ator e dramaturgo;


• Marina Silva - Ambientalista, pedagoga, historiadora e política, ex-ministra do Meio Ambiente.


• Chico Mendes - Ambientalista - Mártir da Floresta


 

Fontes:


http://img.photobucket.com;/
http://upload.wikimedia.org;
http://pt.wikipedia.org/;
http://imagensgifsoutros12.spaces.live.com











http://conhecendomelhorobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ocorreu um erro neste gadget

reportagem

Loading...
 
footer