sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Belo Horizonte - Parte 1



Belo Horizonte é um município brasileiro, capital do estado de Minas Gerais.


Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das idéias do positivismo, num momento de forte apelo da ideologia republicanano país.

De acordo com estimativas de 2009, sua população é de 2.452.617 habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa do país. Belo Horizonte já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da ONU, como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo.

A cidade tem o quarto maior PIB entre os municípios brasileiros, representando 1,38% do total das riquezas produzidas no país. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista América Economía, no qual Belo Horizonte aparece como uma das 10 melhores cidades para fazer negócios da América Latina em 2009, segunda do Brasil e à frente de cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.


A Região Metropolitana de Belo Horizonte, formada por 34 municípios, possui uma população estimada em 5.397.438 habitantes, sendo a terceira maior aglomeração populacional brasileira, sétima da América Latina e 62º maior do mundo.


Belo Horizonte é uma das 12 cidades brasileiras que serão sede dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. e uma das sub-sedes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016


Clima
O clima de Belo Horizonte é classificado como tropical de altitude (tipo Cwa segundo Classificação climática de Köppen-Geiger), característica advinda de sua altitude média de 900 metros acima do nível do mar e da latitude de 19,9ºS e longitude de 43,9ºW, em que o período de verãoregistra chuvas e temperaturas elevadas, enquanto o inverno é caracterizado por baixas temperaturas e pouca precipitação.


A temperatura é amena durante o ano, variando em média de 15°C a 28°C, sendo a média anual de 21º. O mês mais frio geralmente é julho, com uma temperatura mínima absoluta registrada de -4,1°C. O mês mais quente costuma ser janeiro, com uma temperatura máxima absoluta registrada de 35,4°C.


A cidade conta com a proteção da Serra do Curral, que barra os ventos mais fortes. A umidade relativa do ar gira em torno de 65% e a média anual de chuvas é de 1600mm, sendo mais frequentes de outubro a março.Belo Horizonte está localizada cerca de 300 km distante do mar.


As diferenças entre as estações anuais não costumam ser tão pronunciadas como em localidades de climas temperados e muitos acreditam que, como na maior parte do território brasileiro, há somente duas estações anuais (uma quente e úmida de outubro a março, e uma mais fria e seca de abril a setembro).


Se quiser saber mais uma pouco leia também a parte 2. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog