sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Belo Horizonte - Parte 3 - Flora e Fauna

Flora

                                                  Quaresmeira, árvore-símbolo da cidade.

Apesar de sua área estar quase que completamente urbanizada, a cidade possui vários parques urbanos e áreas verdes que abrigam mananciais e várias espécies de vegetais e animais. Também são uma alternativa para a prática de atividades recreativas e culturais.


A cidade está situada em uma linha de transição entre a mata atlântica e o cerrado. Assim, observa-se em suas áreas verdes espécies dos dois biomas, como açoita-cavalo, angico, aroeira, barbatimão, braúna, cabiúna, cambota, candeias, cassia, cedro, cipó-de-são-joão, copaíba, coqueiro macaúba,embaúba, erva-de-bicho, fedegosa, gabiroba, ingá, jacarandá, jatobá, vinhático, mangueira, paineira, pau-brasil, pau-santo, pimenta-de-macaco, pau-ferro, quaresmeira, salsaparrilha, sangue-de-drago, sucupira,sucupira-do-cerrado e outras.


De julho a agosto, as ruas de Belo Horizonte ficam ornamentadas pelos ipês-amarelos, rosas e roxos.


Outras árvores encontradas facilmente pelas ruas da cidade são os jacarandás-paulistas, com suas delicadas flores lilás, as espatódeas,as bauinias e as paineiras.


Fauna





Mico estrela, mamífero símbolo de Belo Horizonte


Espécies inéditas de rãs e um girino foram descobertas no Parque das Mangabeiras, na década de 1980. O girino é uma espécie de leptodactilídeo (Crossodactylus trachystomus). 


As outras espécies também leptodactilídeas são do gênero Hylodes e do gênero Eleutherodactylus. Estima-se que habitam na cidade cerca de 100 espécies de aves. 


As espécies mais comuns que habitam nos parques da cidade são sabiá-laranjeira, fi-fi-verdadeiro, tico-tico, saí-bico-fino, bem-te-vi e o beija-flor. parques gaviões, sanhaços, corujas, gambás, micos-estrela (escolhido como mamífero-símbolo de Belo Horizonte), teiús, esquilos, marias-pretas, tatus, calangos, bicos-de-lacre, almas-de-gato, pássaros-pretos, jacus, inhambus, sapos, rãs, pererecas, caxinguelês e coelhos.
                                                                    


Saiba mais sobre Belo Horizonte lendo a Parte 4









http://conhecendomelhorobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog