quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

São Lourenço do Sul - Rio Grande do Sul


SÃO LOURENÇO DO SUL - RS


São Lourenço do Sul é uma linda cidade do Rio Grande do Sul, de colonização alemã, localizada na chamada costa doce - em razão das lagoas de água doce da região - contando com as águas do rio Camaquã e da famosa Lagoa dos Patos. 
O município é rico em flora e fauna, preservando matas nativas, campos, rios e arroios.


     Vista aérea de São Lourenço do Sul


Atualmente  a multicultura formada por elementos da imigração alemã-pomerana, afro, portuguesa e italiana predominam na região. 


Com uma economia  forte na  agricultura e na pesca mas também  com enorme tendência turística dada a  sua beleza natural que atrai milhares de turistas de todo o Brasil. 


Com boa infra-estrutura receptiva, a cidade oferece uma grande gama de hotéis, pousadas, cabanas e campings especializados em dar  conforto e bem estar aos veranistas, além do Yatch Club que oferece apoio a associados de clubes náuticos.

O artesanato com enfoque na identidade de produção dos primeiros colonizadores, o artesanato do Caminho Pomerano, também é motivo de atração na cidade.


Possui uma área de 2.036,13 km² e sua população estimada era de 43.388 habitantes conforme dados do IBGE de 2009..

Praias


As praias de São Lourenço do Sul beiram a Lagoa dos Patos sendo portanto de água doce.  Os seus  cinco quilômetros de orla com ondas cristalinas e rasas à sombra de plátanos, figueiras e coqueiros fornecem a quem as visita uma forte sensação de se estar num paraíso.
Um lugar perfeito para práticas desportivas, laser e diversão.
As principais praias urbanas são a praia das Ondinas ou praia das Mães, a praia da Barrinha, e a praia das Nereidas ou praia das Crianças.

    Praia das Ondinas
  

    Praia das Nereidas

    Praia da Barrinha

Um pouco de história:



Quem for a São Lourenço do Sul não pode deixar de visitar a fazenda do Sobrado.


Símbolo cultural da cidade, a Fazenda do Sobrado pertenceu à Donana, irmã de Bento Gonçalves, e  até os dias de hoje conserva os  vestígios da época em que lá viveram.

    Fazenda do Sobrado

A cidade foi cenário  de uma das mais comentadas revoluções do país, a Revolução Farropilha,(1835-1845).


As margens da Laguna dos Patos e do rio São lourenço viveu Ana Joaquina, também irmã de Bento Gonçalves, e em sua casa que serviu de quartel general, Bento e Garibaldi, respectivamente,  líder e  ativista  da revolução,  construiam e consertavam suas embarcações nos numerosos estaleiros as margens do rio.


    Rio São Lourenço

Em janeiro, época de maior trânsito de turistas na cidade, organizam-se  passeios  pela Costa Doce, como a Cavalgada Cultural  e pelo Caminho das Farroupilhas, para visitação dos  principais pontos da Revolução Farroupilha.


A chegada dos alemães-pomeranos pelo Rio São Lourenço, em 18 de janeiro de 1858, é celebrada pela comunidade com uma grande encenação que atrai atenção de todo o Estado.


O clima 


Com um clima temperado, apresenta verões quentes e úmidos e invernos bastante frios, especialmente quando sopra o Minuano. 


Como chegar:


Os acessos ao município podem ser feito pela BR-116 e pela RS-265.
Distâncias: Pelotas: 63 km, Florianópolis: 671 km, Porto Alegre: 214 km


Vale a pena conferir.


Por Marli Fernandes


Referências :
http://www.turismo.rs.gov.br
www.wikipedia.org/
www.saolourencodosul.rs.gov.br/


Imagens:
http://imagensgifsoutros12.spaces.live.com/
http://www.panoramio.com
http://www.baixaki.com.br
http://photobucket.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog