sábado, 27 de fevereiro de 2010

Peculiaridades de alguns municípios brasileiros




Singularidades de alguns municípios brasileiros 


Nós, brasileiros, não temos o hábito de falar das maravilhas do nosso país, mesmo sendo apaixonados por ele. Precisamos mudar de paradigma e começar a mostrar ao mundo o que realmente somos. Coloco aqui um começo do muito que temos à mostrar.

Alguns  municípios brasileiros possuem indicadores sociais de países ricos. Outros adotaram experiências dignas de ser reproduzidas. Muitos batem recordes mundiais e nacionais na agricultura e na indústria. Alguns são famosos por suas peculiaridades.

A revista Veja , fez uma seleção de alguns desses municípios dos quais  escolhi para falar neste post: 

  • Goiânia, o maior índice de área verde.
  • São Caetano do Sul, o maior IDH. 
  • Maringá, a cidade mais segura. 
  • Parintins, Piraí e Sud Menucci, as cidades brasileiras com 100% de cobertura wireless.
Então vejamos:

 Goiânia  - O maior índice de área verde
       
Com 0,8 árvore e 94 metros quadrados de matas por habitante,Goiânia é a cidade com a área urbana mais verde do país. A campeã mundial,Edmonton, no Canadá, tem só um pouco mais: 100 metros quadrados por habitante.

Capital do estado de Goiás, a cidade de Goiânia está localizada na região centro-oeste do Brasil. Éuma cidade jovem, moderna e dinâmica . Oferece aosvisitantes várias opções de passeios e atrações, destacando-se o Estádio SerraDourada, as exposições agropecuárias, shoppings, parques, etc.
PopulaçãoEstimada:  1.244.645 hab (ContagemIBGE-2007)

Fotos da cidade:
 


   São Caetano do Sul - O maior IDH 



Há dez anos São Caetano do Sul , no ABCpaulista, ostenta a maior nota nacional no Índice de Desenvolvimento Humano, que mede a qualidade de vida com base em três indicadores (renda per capita, alfabetização e expectativa de vida). Se fosse um país, a cidade estaria mais bem posicionada no ranking mundial que Portugal.

Fotos da cidade


 Maringá -  A mais segura 

Os índices de criminalidade de Maringá, nonoroeste paranaense, são comparáveis aos de Amsterdã, a capital da Holanda. Suataxa de homicídios é de 7,9 para cada 100 000 pessoas. No resto do país,alcança 35,5. A cidade venceu o crime ao criar um canal permanente decomunicação entre a polícia e a sociedade, que, hoje, paga diretamente algumasdas despesas da corporação.

Fotos da cidade


Tecnologia A maior cobertura wireless:

O que é a solução Wireless IP O nome wirelessvem do inglês, significando "sem fio" (wire=fio, less=sem), sendocomumente utilizado no meio da informática para designar as tecnologias quepermitem comunicação sem conexão física direta entre os equipamentos. O sistemade acesso Wireless (via rádio) é a maneira mais eficiente de acesso à Internetpor banda larga. Podem ser obtidas as velocidades de 64Kbps, 128Kbps, 256Kbps e512Kbps podendo chegar a 11 Mbits. O Wireless IP é uma conexão contínua epermanente, via transmissão de rádio frequência.
Três cidades brasileiras têm cobertura 100%wireless: a amazonense Parintins , a fluminense Piraí e a paulista Sud Mennucci. Embora esteja no meio da floresta, Parintins oferece o benefício a mais de100 000 pessoas. PiraíSud Mennucci não alcança sequer 8 000 habitantes. temapenas 24 000 moradores.

Parintins é um município brasileiro do estado do Amazonas. Com uma população de 105.742 mil habitantes, se configura como a segundo maior cidade do Estado e um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia. Trata-se de um dos principais Patrimônios Culturais e Festivais da América Latina devido ao Festival Folclórico de Parintins.
Foto1 - Cidade - Foto 2 - Festival Folclórico -






Piraí é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se na microrregião do Vale do Paraíba Fluminense na mesorregião do Sul Fluminense, a uma latitude22º37'45" sul e a uma longitude 43º53'53" oeste, estando a uma altitude de 387 metros. Sua população estimada em 2008 era de 25.762 habitantes.
Piraí tem como principais atividades econônicas: agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal, pesca, indústrias, produção e distribuição de eletricidade, construção civil, comércio e prestação de serviços.
Possui uma área de 504,6 km², correspondentes a 8,1% da área da Região Médio Paraíba e é subdividido nos distritos de Piraí (sede), Vila Monumento (2º distrito), Arrozal (3º distrito) e Santanésia (4º distrito).
O município possui uma posição geográfica estratégica, estando localizado entre duas grandes metrópoles - Rio de Janeiro e São Paulo, numa extensão de 52 km de Rodovia Presidente Dutra.
Fotos da cidade


Sud Mennucci é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a umalatitude 20º41'27" sul e a uma longitude 50º55'26" oeste, estando a uma altitude de 386 metros. Sua população estimada em 2004 era de 7.447 habitantes.
O município é pioneiro no Brasil no fornecimento de acesso wi-fi gratuito para a população
Possui uma área de 590 km².

Fotos da cidade



Postado por Marli Fernandes

Image Hosted by ImageShack.us
Fontes:
Internet, Wikipédia e  Revista Veja


Imagens:
wikipédia.org
imagensgifsoutros12.spaces.live.com


Image Hosted by ImageShack.us





2 comentários:

  1. Olá amiga Marli!
    Interessante as informações sobre as cidades. Tens razão quando fala que temos que mostrar mais o lado maravilhoso do país. É que as vezes os problemas acabam abafando os bons exemplos.
    Parabéns pelo lindo post.
    Beijo no coração, Fernandez.

    ResponderExcluir
  2. Marli, muito interessante o post e as curiosidades das cidades citadas.Infelizmente apenas o que de ruim acontece chega na mídia é bom ver publicado os fatores benéficos ou interessantes também.
    Beijos
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog