quarta-feira, 3 de março de 2010

Brasília a capital do Brasil - DF


Brasília - A Capital do Brasil

Brasília é a capital da República Federativa do Brasil e sua quarta maior cidade. Na última contagem realizada pelo IBGE em 2009, sua população foi estimada em 2.606.885 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (34.510,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória (47.855,00 reais) . Junto com Anápolis (139 km) e Goiânia (209 km), faz do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro.
    
Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes ExecutivoLegislativo e Judiciário federais.

O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
    
   Lago Paranoá

No censo de 1960, havia quase 140.000 habitantes no então novo Distrito Federal; em 1970 este número tinha aumentado para mais de 537.000 habitantes. Em 2000 a população do Distrito Federal superou a marca de dois milhões de pessoas. Brasília tem uma das mais elevadas taxas de crescimento demográfico do Brasil: a sua população aumenta a 2,82% ao ano. O Índice de Desenvolvimento Humano, na cidade está a 0.874 e a taxa de analfabetismo é de cerca de 4,35%. Estes dados demonstram um grande desenvolvimento social.


    Centro de Brasília

A população de Brasília é formada por migrantes de todas as regiões brasileiras, sobretudo do Sudeste e do Nordeste, além de estrangeiros, que vão trabalhar nas embaixadas espalhadas pela capital federal. Dados de 2003 apontavam que mais da metade da população de Brasília não nasceu em Brasília, sendo 1 milhão de brasilienses contra 1,2 milhão vindos de outros locais.

Originalmente, Brasília seria o que hoje se denomina Região Administrativa de Brasília (cuja sigla é RA I), composta em sua parte urbana pelo chamado Plano Piloto. Com cerca de 200.000 habitantes e uma área de 472,12 quilômetros quadrados, é a 3ª maior RA do Distrito Federal em termos de população, atrás de Ceilândia (com 332.455 habitantes) e Taguatinga (com 223.452 habitantes).
   
Além de ser centro político, Brasília é um importante centro econômico. A cidade é a 3ª mais rica do Brasil, exibindo um Produto Interno Bruto (PIB) de 80,5 bilhões de reais, o que representa 3,75 % de todo o PIB brasileiro.


    Setor bancário norte

A principal atividade econômica da capital federal resulta de sua função administrativa. Por isso seu planejamento industrial é estudado com muito cuidado pelo Governo do Distrito Federal. Por ser uma cidade tombada pela Unesco, o governo de Brasília tem optado em incentivar o desenvolvimento de indústrias não poluentes como a de softwares, do cinema, vídeo, gemologia, entre outras, com ênfase na preservação ambiental e na manutenção do equilíbrio ecológico, preservando o patrimônio da cidade.


Asa Norte

A economia de Brasília sempre teve como principais bases a construção civil e o varejo. Foi construída em terreno totalmente livre, por tanto ainda existem muitos espaços nos quais se podem construir novos edifícios. à medida que a cidade recebe novos moradores, a demanda do setor terciário aumenta, pelo qual Brasília tem uma grande quantidade de lojas, com destaque para o Shopping Conjunto Nacional, localizado no centro da capital.


    Shopping

A agricultura e a avicultura ocupam lugar de destaque na economia brasiliense. Um cinturão verde na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno abastece a cidade e já exporta alimentos para outros locais.

Brasília está hoje entre as áreas urbanas de maiores índices de renda "per capita" do Brasil.

Brasília é classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Recebe um milhão de visitantes por ano  e entre suas atrações mais visitadas estão a Catedral, o Catetinho, a Torre de TV, o Memorial JK, o Panteão da Pátria, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, o Santuário Dom Bosco e o Museu Vivo da Memória Candanga


O Teatro Nacional Cláudio Santoro
Museu vivo da memória candanga
Santuário Dom Bosco
O Panteão da Pátria
 Catedral
O Memorial de JK

Outra bela obra arquitetônica é a recém-construída ponte Juscelino Kubitschek, premiada internacionalmente, pela beleza de sua arquitetura, já no seu ano de inauguração.
Ponte JK

O turismo cívico é valorizado por estarem localizados na capital os órgãos governamentais da administração direta e os representantes dos três poderes republicanos.


    Esplanada dos Ministérios
O Congresso Nacional
O Palácio da Alvorada
O Palácio do Planalto
Praça dos Três Poderes


Brasília ainda é conhecida por suas comunidades espiritualistas(como o Vale do Amanhecer, em Planaltina (DF), a Cidade Eclética e a Cidade da Paz) localizadas nos seus arredores e também por modernistas templos religiosos, como o Templo da Boa Vontade da LBV.

Templo da Boa Vontade   


Brasília também oferece ecoturismo por estar localizada a 1.000 metros acima do nível do mar, no imensoplatô do Planalto Central, de onde nascem quase todas as grandes bacias hidrográficas brasileiras. A cidade ainda conta com várias áreas verdes, como o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral e o Jardim Botânico.

   Parque Nacional

Postado por Marli Fernandes




Fontes de pesquisa:

Internet, Wikipédia


Imagens:

imagensgifsoutros12.spaces.live.com


panoramio.com

Wikipedia



Realização:

http://conhecendomelhorobrasil.blogspot.com
















http://conhecendomelhorobrasil.blogspot.com

Um comentário:

  1. Sou uma privilegiada. Moro há 30 anos no Brasil e acho q conheço melhor este país q muitos brasileiros. Já viajei bastante por vários estados, cidades, cantinhos e recantos. Já até estive em lugares que nem energia elétrica tinham. Acredito que hoje já não é assim.
    Agora Brasília não conheço e poderia já que estive em Goiânia. Bastava um desvio. Mas vou conhecer, até pq sou fã de Oscar Niemeyer (adoro arquitetura, design, arte) e do Presidente JKubitschek, um visionário. Muito boa idéia esta de mostrar o Brasil pelo blog.

    ResponderExcluir

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog