quarta-feira, 10 de março de 2010

O Gigante Brasil

http://conhecendomelhorobrasil.blogspot.com




Quarta-FEIRA, 10 DE março DE 2010




O gigante Brasil 

 

 O Brasil faz fronteira com nove dos outros 11 países da América do Sul – Argentina,Bolívia, Colômbia, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, e com a Guiana Francesa, departamento da França.

Os países da América do Sul com os quais o Brasil não tem fronteira são Equador e Chile.Extensão territorial: Com seus 8.511.965 km2, o Brasil é o país mais extenso da América do Sul, o terceiro das Américas e o quinto do mundo, perdendo apenas para a União Soviética (22.402.200 km2), o Canadá (9.970.610 km2), a China (9.517.300 km2) e os Estados Unidos (9.372.614 km2).

Litoral brasileiro: banhado pelo Oceano Atlântico, o litoral brasileiro tem 9.198 km de extensão, com inúmeras reentrâncias com praias, falésias, mangues, dunas, recifes, baías, restingas etc. Praticamente o ano todo o litoral brasileiro possui condições favoráveis à navegação.

Localização em relação ao Equador: o Brasil, em relação a Equador, está situado em sua maior parte no hemisfério Sul(5o16' de latitudenorte a 33o 45' delatitude sul) e, em relação ao meridiano de Greenwich, encontra-se totalmenteno hemisfério Ocidental(34o 47' de longitude oeste e 73o59'de longitude oeste).

O ponto mais ao norte do Brasil é o monte Caburaí, em Roraima, e o ponto mais ao sul é o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul. O extremo oeste é a serra de Contamana, no Acre, e o extremo leste da área continental é a Ponta do Seixas, na Paraíba.
O cabo Orange, onde se situa a foz do rio Oiapoque, corresponde ao extremo norte do litoral brasileiro.

Além da área continental o Brasil possui algumas ilhas oceânicas: Atol das Rocas, Penedos de
São Pedro e São Paulo,Trindade e Martim Vaz, e os arquipélagos de Abrolhos e Fernando de Noronha.

Brasil: regiões


A divisão regional brasileira é realizada deduas formas: através das 05 (cinco) regiões do IBGE (Norte, Nordeste,Centro-Oeste, Sudeste e Sul) ou a partir de 03 (três) grandes regiões geo-econômicas: Amazônia, Nordeste e Centro Sul.

Moeda: a moeda oficial é o Real, cujo símbolo é R$

Capital: Brasília - DF

Idioma: o português é a língua oficial do Brasil. Com exceção das línguas indígenas faladas por pequenos grupos em reservas localizadas em áreas remotas, o português constitui a única língua do dia-a-dia. Não existem dialetos.


Fontes: http://i85.servimg.com/u/f85/14/45/57/64/th/logofa12.jpg
http://www.aultimaarcadenoe.com/brasil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog