quinta-feira, 11 de março de 2010

Singularidades de algumas cidades brasileiras - II

Singularidades de algumas cidades brasileiras - II


Como já vimos na matéria anterior sobre esse mesmo assunto, no Brasil algumas cidades se destacam pelas suas peculiaridades.
Hoje veremos as que se destacam nas seguintes categorias:


  • A cidade mais informatizada
  • A maior produtora de energia eólica
  • A maior exportadora de peixes
  • A maior produtora de café
  • A maior fabricante de lingerie
  • A que mais recicla
  • A maior exportadora de sapatos


Brasília - DF - A cidade mais informatizada






Fica na  capital da República Federativa do Brasil, que completa 50 anos no próximo   21 de abril, o maior porcentual de domicílios com acesso a aparelhos de tecnologia de informação e comunicação. Em Brasília, as proporções de lares com desktops, de pessoas com notebooks e de donos de celulares são superiores às de São Paulo.
  
A cidade planejada para ser o orgulho da nação e que é considerada um patrimônio da humanidade,  teve sua festa inicialmente planejada para ser uma grande comemoração, com a presença inclusive de artistas internacionais, porém, em virtude do vergonhoso momento que a política local está passando, a festa já teve corte de custos e até cantores que recusaram participação.
    
“Vamos fazer uma festa com simplicidade, com orçamento reduzido, mas queremos que ela seja motivo de orgulho para o seu povo, principalmente neste momento tão difícil da política local. Gastaremos menos do que estava previsto”, disse o governador interino.



Osório - RS - A maior produtora de energia eólica






A cidade de Osório está localizada no litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul, a 100 km da Capital do Estado.O parque eólico de Osório é um parque de produção de energia eólica na cidade de Osório, RS. É composto por 75 torres de aerogeradores de 98 metros de altura e 810 toneladas de peso cada uma, podendo ser vistas da auto-estrada BR-290 (Free-Way), RS-030 e de praticamente todos os bairros da cidade.

O parque tem uma capacidade instalada estimada em 150 MW (energia capaz de atender uma cidade de 700 mil habitantes), sendo a maior usina eólica da América Latina. O fator de capacidade médio dos parques eólicos de Osório é de 34%, o que significa dizer que ele produz, em média, 34% da capacidade total instalada. A média mundial deste fator é de 30%.

O Parque de Osório é um empreendimento da Ventos do Sul Energia, pertencente à espanhola Enerfin/Enervento (Grupo Elecnor) com 90%, à alemã Wobben com 9% e à brasileira CIP Brasil, com 1%.
Osório 



fornece energia a seus 40 000 habitantes e a mais 650 000 em Porto Alegre.







Barcelos – AM -  A maior exportadora de peixes 








Em Barcelos está localizada a cachoeira do El Dorado, considerada a maior queda d'água livre do Brasil com quase 400m de altura.Também encontramos em Barcelos o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil. 

O município possui o maior arquipélago do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 700 ilhas, e se tornou conhecido internacionalmente pelo comércio de peixes ornamentais e pela pesca esportiva do tucunaré. No seu território também estão localizados o Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual do Araçá e a Área de Preservação Ambiental de Mariuá.

O município de Barcelos, situado na margem direita do Rio Negro é o maior município do Estado do Amazonas, com uma área territorial de 122.475.728 km². Está localizado a 396 km de Manaus e 496 km por via fluvial.



Nos rios da Floresta Amazônica, vivem 2 000 espécies de peixes ornamentais. O município amazonense de Barcelos é o que mais explora esse patrimônio. Dez por cento da população local está envolvida na captura e exportação anual de 20 milhões de peixes. A atividade é responsável por mais da metade da renda da cidade.










Sobral - CE - A maior exportadora de sapatos 




Situada na Região Noroeste do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza, entre as águas do Rio Acaraú e a Serra da Meruoca, Sobral limita-se ao norte com os municípios de Massapê, Santana do Acaraú e Meruoca, ao sul com Santa Quitéria, Groaíras e Cariré, a leste com Itapipoca, Irauçuba e Canindé, e a oeste com os municípios de Coreaú, Mucambo e Alcântara. Sobral é ligada a Fortaleza através da BR-222, que liga, ainda, o Ceará ao Piauí, ao Maranhão e ao Pará.

Sobral vem experimentando um forte processo de modernização em sua estrutura econômica. Há 50 anos, a cidade era o mais importante pólo comercial do norte do Estado. Na segunda metade do século XIX o desenvolvimento de Sobral chegou a superar o de Fortaleza. O progresso da cidade se firmou a partir da instalação de indústrias e de um vigoroso sistema educacional e de prestação de serviços de saúde.

Situada na Região Noroeste do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza, entre as águas do Rio Acaraú e a Serra da Meruoca.

Sobral é ligada a Fortaleza através da BR-222, que liga, ainda, o Ceará ao Piauí, ao Maranhão e ao Pará.
Nascido em 1841, o Município ocupa uma área de 2.129 quilômetros quadrados, tem uma população, estimada pelo IBGE para o ano de 2000, de 155.276 habitantes e está a uma altitude de 70 metros. O clima é quente e seco, com uma temperatura média de 30 graus centígrados.


A cidade é a  maior exportadora de sapatos do país. Nos anos 90, as indústrias de sapato gaúchas migraram para o Ceará, que passou a fabricar 37% dos sapatos exportados pelo país. Sobral responde por 45% da produção cearense. 







Patrocínio - MG - A maior produtora de café 





Patrocínio é o principal centro da microrregião de Patrocínio, que pertence à mesorregião do Triângulo Mineiro - Alto Paranaíba. Tem uma área de 2.866,559 km².

Patrocínio é formado por 4 distritos:

Santa Luzia dos Barros
São João da Serra Negra
Silvano
Salitre de Minas.

O café abrange uma área plantada de 37 mil hectares, sendo 31.300 em produção, segundo estimativas do IBGE . Conforme dados do levantamento final de previsão de safras 2003/2004 (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola), aprovado pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias de Minas Gerais (GCEA-MG), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Patrocínio foi o maior produtor do Estado, colhendo 406.033 sacas de 60 kg , numa área de 26.452 hectares e produtividade de 15,35 sacas/ha*




Há trinta anos, plantou-se o primeiro pé de café em Patrocínio , no Triângulo Mineiro. Hoje, a cidade colhe 42 000 toneladas do grão, o suficiente para servir 34 xícaras da bebida para cada brasileiro. Um detalhe: são plantados lá alguns dos melhores cafés do país.







Nova Friburgo – RJ - A maior fabricante de lingerie 





O município tem um forte apelo para o 


turismo devido à sua paisagem, aos seus rios 


e trilhas, e a seus lugares bucólicos. 


A rede hoteleira instalada é a segunda do 


estado, perdendo apenas para a capital do 


estado, Rio de Janeiro. O distrito urbano é 


procurado por famílias e casais devido ao 


clima frio, à tranquilidade e o romantismo. 




Friburgo possui também atrações afastadas 


de centro, procuradas por praticantes de 


ecoturismo e esportes de aventura. Um dos 


distritos mais conhecidos é o vilarejo de São 


Pedro da Serra.

O município também é conhecido como a 


Capital Nacional da Moda Intíma, por sua 


enorme produção (em torno de 600 milhões 


de reais) com grande variedade de modelos. 




Suas marcas estão começando a competir no 


mercado exterior (exporta atualmente 4,6 


milhões de dólares). 25% da produção 


nacional de lingerie é produzida aqui.



A maior fabricante de lingerie Nova Friburgo no estado do Rio, é a sede de 900 confecções de roupa íntima. Juntas, elas colocam por ano no mercado 125 milhões de peças de lingerie, um quarto do total nacional.







Pindamonhangaba- SP -  A que mais recicla 








Pindamonhangaba é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se no Vale do Paraíba, na microrregião de São José dos Campos. O principal acesso à cidade se dá pela Rodovia Presidente Dutra, no quilômetro 99.






Situa-se na região central do Vale do Paraíba Paulista, região leste do Estado de São Paulo. 




É cortado pela Rodovia Presidente Dutra, que liga as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, distando de cada uma delas, respectivamente, 140 Km e 260 Km.
População: 142.000 habitantes

Em 1970 Pindamonhangaba viveu sua "explosão" industrial, com a implantação de grandes indústrias, acelerando o crescimento do comércio e da população.

Hoje Pindamonhangaba encontra-se em fase de retomada do progresso, com a instalação de novas indústrias.

Distancias: São Paulo- 136 km, São Jose dos Campos- 88 km, Rio de Janeiro- 270 km, Ubatuba- 110 km, Campos do Jordão- 43 km

O Brasil é campeão mundial na reciclagem de alumínio: mais de 1 milhão de latinhas por hora. No total, reaproveita-se 94% delas. Destas, 70% são recicladas em Pindamonhangaba, no leste paulista 



que sedia a maior empresa de reciclagem do planeta, a Novelis. 


















Fontes de Pesquisas:





http://www.barcelos.am.gov.br



http://veja.abril.com.br



http://www.sobral.ce.gov.br



http://www.pindavale.com.br
http://g1.globo.com












Imagens:
http://www.rs.gov.br
http://www.panoramio.com
http://www.sobral.ce.gov.br
http://img80.imageshack.us





http://conhecendomelhorobrasil.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog