segunda-feira, 22 de março de 2010

Curitiba - PR

Curitiba - PR




Curitiba é uma cidade brasileira, capital do estado do Paraná, localizada a 934,6 metros de altitude no primeiro planalto paranaense. A aproximadamente 90 quilômetros do Oceano Atlântico.Segundo a revista norte-americana Reader's Digest, é a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil. É a sétima cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.851.215 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios e que possui 3.172.357 habitantes sobre uma área de 15.447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil




Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje.





A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente, sendo a maior delas no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia.

Hoje, a cidade tem um senso de vida cosmopolita, considerada a capital com melhor qualidade de vida do Brasil, com um pólo industrial diversificado que lhe dá o posto de 5ª maior economia do Brasil e considerada umas das 5 melhores cidades para se investir na América Latina.

Curitiba também tem altos índices de educação. Tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais, e abriga a primeira universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná, fundada em 1912.

A hipótese mais popular para a origem do nome da cidade é a de que este derivaria da expressão indígena "curi'i ty(b) ba", que em língua guarani significa "muito pinhão".
Segundo um levantamento feito pela International Congress & Convention Association (ICCA), Curitiba é a sexta cidade brasileira com o maior número de eventos internacionais e, segundo dados da FIPE, é a terceira cidade a receber turistas estrangeiros para fins de negócios.

Em 2006 a cidade ocupou a sexta posição entre as melhores cidades brasileiras para realização de eventos e turismo de negócios; no mesmo ano, o fluxo de turistas superou o número de habitantes. Dos dois milhões de visitantes, pelo menos metade desembarcou a negócios.
Em 2007 a capital paranaense foi eleita pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como a 4ª melhor cidade brasileira para viagens e turismo, ficando à frente de grandes centros turísticos nacionais, como Fortaleza, Natal, Gramado, Maceió e Recife.

A cidade vem se tornando um dos maiores e mais importantes centros de tecnologia atraindo gigantes do setor de informática tanto nas áreas de software quanto de hardware, caminhando para se tornar o pólo nacional.

Para começar a conhecer os pontos turísticos de Curitiba, a linha turismo, que parte da Praça Tiradentes em horários regulares, é uma das melhores opções.
Devido às suas origens e ao seu passado recente de cidade desenvolvida, se tornou um lugar de interesses permanentes. Um mosaico de paisagens bucólicas e atípica agitação dos grandes centros, coexistem harmoniosamente.

Quem visitar Curitiba, não pode deixar de conhecer:

O memorial Ucraniano




Inaugurado em 1995, o Memorial Ucraniano está localizado no Parque Tingüi, em Curitiba, Paraná, e foi erigido em homenagem aos imigrantes ucranianos que vieram para esta região do Brasil no século XIX.


Foram construídas no local algumas réplicas de edificações que mostram o estilo típico da arquitetura dos imigrantes. A principal atração é uma réplica da mais antiga igreja ucraniana do Brasil, a de São Miguel da Serra do Tigre, situada na cidade de Mallet, no interior do Paraná.


No Memorial pode-se encontrar um monumento em forma de "pêssanka" (ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa) e campanário, baseados no estilo que caracterizam as construções da Ucrânia, de caráter histórico/cultural, homenagem à influência da cultura ucraniana na história de Curitiba.
Memorial das Artes


Inaugurado em 1996, o Memorial da Cidade é um espaço dedicado à memória, às artes e à cultura de Curitiba. O projeto arrojado, do arquiteto Fernando Popp, contrasta com as antigas construções do Setor Histórico, exemplo de que arte não deve ter âncoras.

Parque Histórico

O Parque Histórico de Curitiba marca a área onde os garimpeiros se estabeleceram inicialmente, no século 17. Posteriormente transferiram-se para o atual centro de Curitiba.


Parque das Pedreiras
Um espaço cultural formado pela Pedreira Paulo Leminski e pela Ópera de Arame, instalados no local de antigas pedreiras. Lagos, muito verde e cascatas completam o ambiente.

Parque dos Tropeiros


Foi criado em 1994, com uma área de 174 mil m², para homenagear o ciclo histórico do tropeirismo. É um parque sobre a cultura gauchesca. Possui cancha de rodeio, camping, palco, museu, churrascaria e um bosque de mata nativa.

Parque do Bacacheri


Parque General Iberê de Mattos, o parque do Bacacheri, foi inaugurado em 1988, com 152 mil m², é uma boa opção de lazer para os moradores do bairro do Bacacheri. Possui canchas de futebol e de vôlei de areia, churrasqueiras, playground e um lago artificial.

Localizado no bairro do Bacacheri, uma região colonizada principalmente por imigrantes franceses, originários da Argélia, que chegaram em Curitiba em 1869.

Parque São Lourenço


Um grande lago, uma excelente estrutura de lazer e o Centro de Criatividade de Curitiba fazem do Parque São Lourenço um lugar especial.

Memorial da Imigração Japonesa


Em 1993, a Praça do Japão foi revitalizada e ganhou a Casa da Cultura, um memorial de integração, onde é possível conhecer as minúcias das dobraduras de papel (origami), da arte floral (ikebana) e dos poemas de três versos (hai-kais).

Museu Oscar Niemeyer

Desenho arrojado da arquitetura de Oscar Niemeyer. A edificação externa lembra um olho humano onde está instalado o Grande Salão da Torre. Atrás dela, salões retangulares também expõem obras de arte.

Jardim Botânico


O Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter é um dos principais pontos turísticos da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro de Paraná. Localiza-se no bairro Jardim Botânico. Em 2007 foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi

Inaugurado em 5 de outubro de 1991, o jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Prédio da Prefeitura


Palácio 29 de Março, atual sede da prefeitura de Curitiba.
Fontes:
http://www.wikipedia.org/
http://www.parques-curitiba.com/
http://www.artes-curitiba.com/

Imagens:
http://www.parques-curitiba.com/
http://www.artes-curitiba.com/
http://farm1.static.flickr.com/
http://farm5.static.flickr.com/
http://farm3.static.flickr.com/
http://www.projetosurbanos.com.br/
http://www.skyscrapercity.com/





Postado por:
http://conhecendomelhorobrasil.blogspot.com








































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































;








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog

Ocorreu um erro neste gadget