terça-feira, 23 de março de 2010

São Carlos - SP - "Capital da Alta Tecnologia"


São Carlos é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, próximo de seu centro geográfico, e a uma distância rodoviária de 231 quilômetros da capital paulista. Com uma população estimada em 220.463 habitantes (IBGE/2009), distribuídos em uma área total de 1.141 km², é a 14.ª maior cidade do interior do estado em número de residentes.


A cidade é um importante centro regional industrial , com a economia fundamentada em atividades industriais e na agropecuária (neste setor, destaca-se a produção de cana-de-açúcar, laranja, leite e frango).

Mais da metade da população é descendente de italianos, tanto que a cidade era conhecida na Itália como "Piccola Italia". O restante é composta principalmente por descendentes de espanhóis, sírio-libaneses, portugueses, africanos, alemães, e japoneses, embora muitos tenham origem mista.


O clima é tropical de altitude com inverno seco, com temperatura média mínima de 15,3° e máxima de 27,0°.

A cidade tem hoje  um perfil industrial ativo, possuindo unidades de produção de várias empresas multinacionais.

Destacam-se entre as grandes unidades industriais, as fábricas da Volkswagen, Faber-Castell, Electrolux, Tecumseh, Husqvarna, Toalhas São Carlos, Tapetes São Carlos, Papel São Carlos, Prominas Brasil, Opto Eletrônica, Latina, Sixtron Company. A cidade possui ainda o Centro Tecnológico da TAM, localizado na antiga fábrica da Companhia Brasileira de Tratores, CBT.

Algumas das importantes indústrias da cidade:

Opto Eletrônica São Carlos Ltda
A Opto Eletrônica São Carlos Ltda. nasceu em meados de 1985 a partir da concretização de um sonho de seus fundadores, na época Pesquisadores e Técnicos do Instituto de Física do Campus da USP em São Carlos.


Com o objetivo de produzir no país o primeiro laser em escala industrial, a Opto já se aprofundava nas diversas áreas de atuação dos dias de hoje, tais como: óptica de precisão, filmes finos especiais, projetos, aplicações médicas e industriais a laser, etc.

Fábrica de Motores da Volkswagen
Inaugurada em 12 de outubro de 1996, a fábrica de motores de São Carlos produz 16 tipos diferentes de motores alimentados por combustíveis diversos como gasolina, álcool e diesel, além dos motores flexíveis, que equipam os modelos Gol, Parati, Saveiro, Golf, Fox, Polo hatch e sedan. Seus produtos têm como destino as fábricas Anchieta e Taubaté, em São Paulo, a fábrica Curitiba, no Paraná, além de outros países como Espanha e África do Sul.
                                                                     Faber-Castell


A produção anual de 1,8 bilhão de EcoLápis de madeira plantada torna o Brasil líder mundial no setor. A unidade brasileira da Faber-Castell produz mais de mil itens que abastecem o mercado interno e são exportados para mais de 70 países.
Eletrolux

No Brasil, a Electrolux está presente desde 1926 e a sua marca está estampada em refrigeradores, freezers, lavadoras de roupas, secadoras, microondas, aspiradores de pó, condicionadores de ar, dentre outros. Também fabrica e comercializa os produtos de jardinagem e floresta, com a marca Husqvarna.
Na unidade de São Carlos são produzidos Lavadoras de Roupa, Freezers e Fogões.


Parque tecnológico

A característica educacional dá à cidade ainda outro título: "Atenas Paulista". Isto faz de São Carlos um importante pólo tecnológico, educacional e científico.

Privilegiada por sua localização, próximo ao centro geométrico do estado de São Paulo, São Carlos situa-se em uma região muito procurada para aplicação de capitais por ter grande capacidade de absorver os investimentos e beneficiada por rodovias e ferrovias.

No parque tecnológico da cidade  estão importantes universidades como a USP de São Carlos, a Universidade Federal de São Carlos UFSCar, um centro de pesquisas Embrapa), contando ainda com duas universidades particulares, UNICEP e FADISC, além de diversas fundações e centros de pesquisa, como a Fundação ParqTec, o CEAT (Centro Empresarial de Alta Tecnologia), o Cetesc (Centro de Inovação Tecnológica), e o Cedin (Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes) e o Parque EcoTecnológico Damha. A cidade conta com unidades industriais da Volkswagen, Faber-Castell, Electrolux, Tecumseh, Opto Eletrônica], Sixtron Company, Symetrix Corporation e o Centro Tecnológico da TAM, constituindo assim um dos mais importantes tecnopólos do país.

São Carlos Science Park
O S. Carlos Science Park - Parque Tecnológico de S. Carlos tem por missão criar e manter o melhor ambiente pró-negócio e infra-estrutura de classe mundial para que os empresários desenvolvam empreendimentos inovadores, competitivos e lucrativos.


A missão da Embrapa é fornecer soluções viáveis para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro por meio do conhecimento e da geração e transferência de tecnologia.

Desenvolvimento de filmes comestíveis, de plástico biodegradável de fonte renovável, entre outras, são algumas das pesquisas que já são desenvolvidas no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA), que foi inaugurado ontem (28/5), na Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP).

Universidades, faculdades e colégios técnicos

Graças a um pólo tecnológico em expansão e à expressiva produção acadêmica de suas duas grandes universidades públicas, São Carlos, no interior paulista, consolida-se a cada ano como a "cidade dos doutores" no Brasil.


Segundo dados mais recentes dos campus locais da USP (Universidade de São Paulo) e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), foram defendidas 346 teses de doutorado em 2003. Em 2002, foram 315; e, em 2001, 245.


Considerando-se só as teses de 2003, São Carlos ostenta uma média de um doutor para cada 609 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que aponta que o município possui 210.841 moradores.


Comparando-se estes números com: a cidade de São Paulo, por exemplo, toda a produção da USP, excetuando-se o campus de São Carlos, gerou em 2003 um doutor por 5.500 habitantes.

Além da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Federal de São Paulo(IFSP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui duas instituições privadas de ensino superior: Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) e Faculdades Integradas de São Carlos (FADISC), e centros de formação profissional do SENAI, SESI, SESC, SENAC e Escola Técnica Estadual Paulino Botelho. Temos que considerar também as universidades próximas, como é o caso do campus de Araras da universidade Federal de São Carlos.

A ETEC Paulino Botelho, conhecida popularmente como Escola Industrial, é uma escola técnica localizada em São Carlos, estado de São Paulo. É mantida pelo governo do estado através do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.



Tudo isso faz de São Carlos uma importante cidade para o país.

Fontes de pesquisa:
http://wikipédia.org.com/ ; http://www.saocarlosoficial.com.br/; http://www.agrosoft.org.br/
http://www.opto.com.br/; http://www.universia.com.br/; http://www.faber-castell.com.br/

Ilustrações:
http://img200.imageshack.us/; http://www.saocarlosoficial.com.br/; http://wikipédia.org.com/;
http://www.saocarlos.usp.br/; http://www.rbras.org.br/; http://www.etepb.com.br/

Postado por:

http://conhecendomelhorobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog