sábado, 15 de maio de 2010

Bonito - Mato Grosso do Sul

Bonito é  um  município brasileiro do estado de Mato de Grosso do Sul. É a principal cidade da Região da Serra da Bodoquena.

LOCALIZAÇÃO  

Bonito está localizado Sobre o Planalto da Bodoquena (popularmente conhecido Como Serra da Bodoquena), e a  Depressão do Miranda, a 350m de altitude do solo.

                                              A cidade e algumas ornamentações públicas
 



A cidade está em meio a um dos vales desse planalto, cuja rocha predominante é o calcário. Entre tais rochas, há espaços, dos quais chamamos de grutas ou cavernas. Assim, no Planalto da Bodoquena devem existir mais de cem cavernas. No subsolo do município há rochas que acumulam água, proveniente da chuva, formando assim o lençol freático. A água atravessa rupturas de algumas partes de rochas calcárias, recolhendo seus minerais. Com isso, as águas das nascentes saem ricas em bicabornato de cálcio e magnésio. Apesar disso, as águas continuam incolores.

 

As cavernas em Bonito são úmidas, sendo que algumas possuem lagos em seu interior. Há também formas curiosas que descem dos tetos das mesmas, assim como outras formas nas partes de baixo. Em geral são escuras, sendo a casa de pequenos seres, dentre eles, os morcegos, que possuem um papel fundamental na disseminação de sementes, assim como um transportador de alimento para dentro das cavernas, proporcionando o início da cadeia alimentar nas mesmas. Entrar em uma caverna se torna um obstáculo pois elas não foram feitas para a ocupação humana, mas algumas possuem acesso fácil. Mesmo assim caminhar dentro de uma caverna popr só e sem um guia pode acarretar danos no interior das cavernas. Detalhe: as cavernas são de propriedade federal.


Os rios da região tem origem em rochas calcáreas. Em Bonito os rios possuem características peculiares: são rios transparentes. E essa transparência impressiona os visitantes. Muitas pessoas atribuem isso a conservação ambiental proveniente da pouca ocupação humana. Mas o motivo real para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principálmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar. Os principais rios são: Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Ahumas, Olaria e Miranda.


Pólo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. É a principal atividade da região há muito tempo, além de estar em constante evolução buscando a interferência mínima na natureza.

Bonito reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo, visando sempre a sustentabilidade local e a conservação da natureza. A cidade tem seu próprio gestor de turismo, o Bonito Convention & Visitors Bureau..

 


Nas regiões mais montanhosas de Bonito, estas águas vão descendo pelos morros. Ao encontrarem algum obstáculo, o cálcio que estava na água precipita. Pouco a pouco se forma uma queda e, em alguns anos, temos uma cachoeira. Bonito possui cachoeiras com características peculiares: são cachoeiras de tamanho reduzido, com volume de água também reduzido. Há momentos em que essas cachoeiras aumentam de tamanho. Outra peculiaridade, além de cachoeiras, são as plantas que crescem sobre elas. O que faz o visitante ter a impressão que as cachoeiras estão vivas.


As agências da cidade organizam passeios para todo tipo de público, como o mergulho da superfície ou flutuação, rapel, passeios a pé e a cavalo, que permitem conhecer suas atrações naturais e o cotidiano das fazendas. Nos roteiros culturais, conhece-se as lendas, músicas e costumes regionais. É o centro da prática de esportes na natureza, oferecendo grande número de atividades em diferentes atrativos, como:

• Gruta do Lago Azul: Foi tombada Pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional   IPHAN.
 


• Rio Sucuri.


• Gruta de São Miguel.


• Abismo Anhumas: caverna com acesso apenas com rapel e também possui um lago para mergulho e snorkeling. 




• Lagoa Misteriosa: situada no município de Jardim, a 42 km de Bonito, dolina de cerca de setenta metros de profundidade que possui uma lagoa no fundo. Uma lagoa de águas azuis impressionante.

 A visibilidade da água passa de 40 metros. Megulhadores profissionais já desceram a mais de 220 metros de profundidade nesta lagoa e não encontraram fundo. As suas águas vem de fontes subterrâneas, ela circulam lentamente.


• Estância Mimosa Ecoturismo : passeio na  trilha da mata ciliar do Rio Mimoso  e banho em sete cachoeiras de águas cristalinas, Ao final é servido almoço típico de fazenda preparado em fogão a lenha.



• Aquário Natural - Baia Bonita




• Rio do Peixe


• Rio da Prata: situado no município de Jardim, a 49 km de Bonito, passeio de flutuação, de mergulho com cilindro, cavalgada e observação de aves. Eleito a melhor atração do Brasil em 2008 e 2009 pelo Guia 4 Rodas.



 Outros passeios como:

• Boca da Onça Ecotur


• Passeio de Bote no Rio Formoso


• Boia Cross


• Arvorismo


• Cavalgada


• Mergulho com cilindro


• observação de aves












Uma Experiência Única passear Pelo Balneário Municipal. Frequentado pelos moradores da Região, o Balneário é um bom local para mergulhar nas águas cristalinas do rio Formoso e nadar em meio aos peixes coloridos de diversos tamanhos ou  mergulhar no Rio da Prata ou no  Rio Sucuri  (um dos três rios mais transparentes mundo).

Rodeado de floresta nativa, torna-se comum avistar animais selvagens, aves nativas,dentre outros.

Soma-se ainda uma receptividade das pessoas de lá que são muito acolhedoras. 

Os Meses de maio e junho - baixa temporada - são ideais para visitar esse paraíso. Com Hotéis ou pousadas da Região com preços mais acessíveis, é possível  conhecer atrativos turísticos e permanecer mais tempo desfrutando desse Lugar maravilhoso que conquistou em 2009, pela 8 º Pela vez o prêmio de Melhor Destino de Ecoturismo, da Revista Viagem e Turismo da Editora Abril.


Fontes:

Wikipedia.org.
Picasa.google




http://conhecendomelhorobrasil.blogspot.com

5 comentários:

  1. A cidade não tem um nome que faz jus a sua beleza, pois ela naum é somente bonita, é belissíma, magnifíca, maravilhosa e outro adjetivos a mais.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Bonito? Muito lindo deu vontade de ri para lá.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Realmente Lindo, não apenas Bonito, rs

    Adoraria conhecer!!

    ResponderExcluir

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog