segunda-feira, 14 de junho de 2010

Blumenau - SC

BLUMENAU - SANTA CATARINA

Blumenau é um município brasileiro da Região Sul, localizado no estado de Santa Catarina, sendo a terceira cidade mais populosa desse estado, a 12ª da Região Sul e única cidade média-grande de Santa Catarina, constituindo um de seus principais pólos industriais e tecnológicos.

A cidade encontra-se às margens do rio Itajaí-Açu, que a corta no sentido Oeste-Leste, com largura de cerca de 200 a 300 metros. A altitude da área urbana é de 14 metros. Suas terras são limitadas a faixas estreitas entre cursos d'água e morros.

Fotos da cidade -





Apresenta tendência a se desenvolver para o Norte, entre os ribeirões Itoupava e Testo, onde o terreno é menos acidentado e para Oeste, em torno da Rodovia BR-470.


Possui uma área de 519,8 km², sendo 206,8 km² (39,8%) de área urbana e 313,0 km² (60,2%) de área rural, com uma população de aproximadamente 250 000 habitantes.


Na classificação do PNUD para a educação, Blumenau está na 8ª posição dos municípios de Santa Catarina, apresentando um IDH educacional de 0,945, considerado elevado.

Os imigrantes alemães trouxeram consigo a tradição arquitetônica através do estilo enxaimel. Construções neste estilo podem ser observadas nas casas da zona rural do município.
                                                                Estilo Enxaimel 




A cultura da cidade é fortemente influênciada pela cultura germânica, trazida e cultivada pelos imigrantes alemães que colonizaram a região.

Na zona urbana, há diversos exemplares na Rua XV de Novembro, notadamente o edifício da antiga Lojas Moellmann, atual Castelinho da Havan. Outros exemplares importantes são a Prefeitura, construída em 1982, e as lojas do Parque Vila Germânica.

                                                          Castelinho da Havan
                                                                          -  Prefeitura  -

Vila Germânica


Blumenau tem destaque nacional em diversos setores da economia, destacando-se informática e indústria têxtil — onde é polo de empresas e tecnologia — como o setor de serviços (nomeadamente saúde e educação, com seus quatro hospitais públicos e a Universidade Regional de Blumenau), comércio (abriga o maior shopping center do estado) e na indústria, que é diversificada.

Sedia empresas de porte nacional e internacional, como a Hering, 16º maior empresa de Santa Catarina. Atualmente, é a maior produtora de etiquetas do mundo e conta com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do país, quinto maior do estado.


                                      PROEB - Promoção de Exportações de Blumenau

Blumenau a muitos anos se destaca no cenário nacional com seu pólo de software que teve sua origem em meados de 1969 com a fundação do Centro Eletrônico de informática de Santa Catarina (CETIL).
                                                            Universidade Regional de Blumenau 

Em meados de 1975 a universidade da região fundou o curso de técnico em processamento de dados e por volta de 1988 finalmente o curso de Bacharel em Ciências da Computação.

Principais empresas de Software e Tecnologia de Blumenau:
  • Benner Sistemas S.A.
  • Sênior Sistemas Ltda.
  • T-Systems do Brasil Ltda.
  • Teclógica Serviços em Informática Ltda.
  • WK Sistemas de Computação Ltda.
Entre os principais locais de lazer está a Rua XV de Novembro, principal rua da cidade, onde acontecem dentre outros os desfiles da Oktoberfest e o Stammtisch. Passou por uma reurbanização recentemente, tornando-se também um cartão-postal da cidade.

                                                             Rua VX de novembro

“Stammtisch é uma festa que promove a celebração da amizade. Faz com que as pessoas se confraternizem, brinquem, se divirtam. Proporciona um momento de união entre os amigos e familiares. Possibilita fazer novas amizades. É um encontro de amigos de todas as idades.

É, na verdade uma Strassenfest (Festa de Rua), tão comum na Alemanha, aonde os Stammtische trazem para a Rua XV de Novembro (antiga Würststrasse – Estrada da Lingüiça), a principal artéria central de Blumenau, toda a sua estrutura: mesas, copos, bebidas e alimentação, procurando re-editar em plena rua, das 9:00 as 17:00 de um Sábado, as suas reuniões diárias, semanais, quinzenais ou mensais.

Os blumenauenses também possuem vários shopping centers, sendo os principais o Shopping Neumarkt, o maior de Santa Catarina, localizado na Rua 7 de Setembro; e o Shopping H e o Shopping Beira-Rio, localizados na Rua XV de Novembro.

                                                           Shopping Neumarkt

Outro lazer para os blumenauenses é o Parque Ramiro Rudeguer, com espaços para caminhadas,atividades fisicas.
                                                              Parque Ramiro Ruedeguer



A Oktoberfest de Blumenau é um festival das tradições germânicas realizado no Parque da Vila Germânica. É considerada a maior festa alemã das Américas, e é a segunda maior Oktoberfest do mundo, perdendo somente para a original de Munique/Alemanha.

A Oktoberfest de Blumenau foi criada em 1984, depois da cidade ter sofrido uma forte enchente. Desde a primeira edição foi um sucesso, mantendo-se até hoje com um público médio de 700 mil por ano.
                                                

                  Entrada da Vila Germânica

                                                        Vila Germânica


Durante o evento acontecem os desfiles de danças típicas (Tanzgruppe), grupos de tiro (Schützenverainen), canto, roupas e comida típica alemã. Sendo Fritz e Frida os personagens típicos do alemão e da alemã.

Quem for a Blumenau não pode deixar de ver também:

                                                                  Museu da Cerveja
Teatro Carlos Gomes
                                                               
A Secretaria de Turismo de Blumenau mantêm 4 roteiros turísticos englobando os diversos aspectos da cidade.


  • Roteiro Turístico Centro Histórico
  • Roteiro Turístico de Natureza Fritz Müller
  • Roteiro Turismo Industrial
  • Roteiro Cervejarias Artesanais
Para os turistas que chegam, a cidade oferece CATs (Centrais de Atendimento ao Turista) que disponibilizam informações e dicas de atrativos da cidade.


Fontes:

http://www.flickr.comhttp://pt.wikipedia.org; www.skyscrapercity.com;
http://www.panoramio.com; http://www.stmt.com.br/http://my.imageshack.us;  

 
Realização:
http://conhecendomelhorobrasil.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Marli,Blumenau é realmente encantadora tanto belos canteiros floridos como pela a arquitetura, que nos remete as bucolicas cidadezinhas alemãs.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Todo brasileiro deveria ter a condição de conhecer este pais maravilhoso(para poucos).
    “Tudo de bom pra você”

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga,
    Realmente Blumenau é uma das mais belas cidades do País e com uma das festas mais conhecidas do mundo.
    Sua arquitetura típica alemã a torna de extrema beleza e as bandinhas nas calçadas me levam ao passado, quando morei em Londres.
    As fotos são fantasticas.
    Gostaria de lhe pedir para visitar o link abaixo onde recebi da Fundação Bunge o pedido de divulgação do Projeto Conhecer para Sustentar, que trata do Vale do Itajaí.
    A Fundação Bunge vai premiar um leitor com um kit do “Conhecer para Sustentar”, as pessoas que participarem do debate deixando suas opiniões e/ou sugestões na caixa de comentários deste post até o dia 30 de junho estarão automaticamente concorrendo. E mais do que concorrer, estarão contribuindo para, juntos, fazermos deste país um lugar melhor.
    Para conhecerem mais sobre o projeto Conhecer para Sustentar, aguardo seu comentário.
    Meu carinho

    ResponderExcluir

Mensagem do formulário de comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog